Páginas

23/12/2012

Falando sobre... Intercâmbio!


Oi galera, tudo bem?
Então, já falei várias vezes aqui no blog sobre o meu futuro intercâmbio certo? Então hoje decidi vir contar um pouco mais sobre ele pra vocês...
Bom, eu sempre quis ir conhecer um outro lugar, outra cultura, outras pessoas, e falar uma língua diferente. A história do intercâmbio começou com eu querendo ir pra Disney como presente de 15 anos, mas aí minha mãe achou que ia ser meio ruim deixar eu ir sozinha e tal, aí eu decidi que iria querer fazer High School nos EUA quando eu tivesse no 3º ano, durante 1 ano, mas aí acabou por meus pais acharem que seria muito tempo e blábláblá. Aí no começo desse ano surgiu um intercâmbio de férias pro Canadá. Gente, eu fiquei louca pra ir, mas era bem caro e seria no verão, e eu acho que pra ir por Canadá tem que ser no inverno. Haha. Acabou não rolando pro Canadá, mas aí surgiu outro, pra Alemanha e depois outro, organizado pela minha escola de inglês, para a Inglaterra.  Eu fiquei muito na dúvida! Tipo, os dois países tem seus lados bons. Na Alemanha eu poderia aprender o alemão, que eu quero muito saber falar um dia, veria neve, passaria muito frio e seria por um tempo mais extenso. Mas, na Inglaterra eu treinaria meu inglês, coisa e tal. Bom, acabou que eu escolhi... Sim, a Inglaterra!
Tivemos uma primeira reunião de incentivo aos pais com a CI, a empresa de intercâmbio com a qual iremos. Pela minha mãe eu já estaria lá, por que minha mãe sempre me apoia com essa coisa de viajem e tal, mas o meu pai é meio cabeça fechada, então ele foi difícil de convencer, mas, pelo que vocês podem ver, eu consegui!
Nosso roteiro será: Antes de tudo partiremos inicialmente para a França, Paris, onde vamos passar 3 dias. Depois disso iremos então finalmente para a Inglaterra. Vamos estudar durante duas semanas em Bournemouth, que fica a duas horas de Londres, na Anglo Continental School of Languages.  Ficaremos cada um hospedados em casas de famílias, e todos os dias de tarde faremos atividades na escola ou pela cidade. Nos finais de semana, visitaremos duas cidades: Londres, porque não tem como ir pra Inglaterra sem visitar Londres, e a linda Oxford.
Depois de um tempo foi que começamos a ir atras dos documentos. Na verdade, só agora mesmo. Tirando o passaporte, que já demos início de processo logo.
Aí esses dias atrás tivemos novamente uma reunião com a CI, estilo pré-embarque, onde recebemos informações sobre o nosso dia-a-dia, o que levar, como se comportar, etc, e também recebemos o material CI e o seguro de saúde. E na semana passada nós nos encontramos, apenas os alunos, com a nossa professora de inglês, que irá com nós, para fazer tipo um momento de interação, pra nos conhecermos e tal. Foi bem divertido! (:
Bom, vou falar um pouco sobre os documentos, porque muita gente tem dúvida sobre o passaporte e tal.

O mareial que recebemos: a mochila CI, que é beeem grande, o seguro de saúde InterCare, o carão VTM pra quem queria, e esse estojinho pra colocar os documento dentro, que veio com dois identificadores de malas e um manual de ligação à cobrar para o Brasil. E além disso recebemos umas outras papeladas. =D 


- PASSAPORTE:
Bom, se você não tem o passaporte ainda, já digo: agende com pelo menos DOIS MESES de antecedência o seu horário no site da Polícia Federal. Eu havia conseguido agendar para início de setembro, mas, com a linda da greve eu tive que reagendar, e adivinhem para quando eu consegui um horário? É, só para o fim de novembro! Mas aí, tudo bem, eu fui lá, cheguei antes do meu horário agendado e já fui atendida. Como sou menor de idade, os pais tiveram que ir junto. O processo é bem rapidinho, aí logo logo você já pode ir embora. O passaporte fica pronto em uma semana, mais ou menos, ou seja, o complicado é apenas conseguir uma vaga. Lá no site da Policia Federal você também pode conferir todos os documentos que precisa levar. Eu levei um susto, achei que ia ter que correr pra conseguir todos os documentos, mas no fim só precisei de uns três, se não me engano.

- SEGURO SAÚDE:
Aí está algo sobre o qual eu não sei muitas informações, pois é a CI que está encarregada disso. Mas eu sei que recebi uma 'carta' com um cartão da InterCare, que vou ter que levar comigo sempre enquanto eu estiver por lá. O meu plano é Europa, e eu tive que pagar em torno de R$200,00.

- AUTORIZAÇÃO DE VIAGEM:
Eis um grande problema... A agencia não deixou muito claro sobre como fazer esse documento. Mas enfim, fui lá no cartório, eles fizeram o documento pra mim, com as informações e tudo certinho, inclusive dizendo que eu iria desacompanhada, aí fui no tabelionato com meus pais, pra reconhecer firma e tal, e depois fui novamente no cartório deixar o documento para que o juiz assinasse. Mas aí, no encontro com a turma, falaram que poderia dar problema na imigração no caso de nós termos colocado que iriamos desacompanhados. Então vou fazer o documento novamente, e colocarei como acompanhada da professora. Em todos os casos é melhor ter os dois (acompanhada e desacompanhada), por que né, vai que dá problema. Ah, desse documento é necessário ter duas cópias originais, pois eles retem uma quando você vai e outra na volta.

- CARTÃO DE LIBRAS:
Ainda não terminei esse processo do cartão. Mas é um cartão de chip, que não é nominal, aí você pode usar lá e seus pais recarregam aqui do Brasil em caso de você precisar de mais dinheiro. E eles também podem conferir em que você está gastando o seu dinheiro. Entramos em contato com o 'banco' e estamos esperando o dia certo pra carregar o cartão.

- CONFIRMAÇÃO DE ESCOLA E FAMÍLIA:
Não tenho nenhuma confirmação de escola e nem família até agora. Já enviei um documento pra CI da escola, que era principalmente sobre 'permissão de sair', para menores de 16. Yeah, eu tenho meis de 16 então não preciso de autorização. Mas estou aguardando a confirmação. E estou morrendo de ansiosidade pra saber logo quem vai ser a minha família. OMG, porque não recebo logo? Acho que quando eu receber o aviso eu vou ficar pulando feito louca aqui em casa... Haha :D

Acho que é isso galera. Tentei dar algumas informações sobre alguns documentos, mas é que é complicado, porque é a agencia que cuida disso, então de fato eu não tenho muitas informações. E me desculpem por ter deixado o post tão comprido, mas...
Falta menos de 1 mês pra chegar o dia de embarque, e eu estou morrendo de ansiosidade, porque, cara, vocês não imaginam como eu desejo isso. Por menor tempo que seja, eu quero fazer desses pequenos dias os melhores, quero aproveitar muito, me divertir, falar com pessoas do mundo todo e fazer muitas amizades.
Se alguém já tiver feito intercâmbio pra qualquer lugar, ido pra alguma das cidades citadas ou tiver qualquer tipo de informação, me fala! Ficarei muito feliz em saber. E se tiver alguém que vai ou quer ir fazer intercâmbio, fala também. Eu adoro saber esse tipo de coisa, e quase pulo de alegria quando uma pessoa me diz que vai pra qualquer lugar. Sabe, é como se eu sentisse mais felicidade pela pessoa do que a própria pessoa. 
E podem ter certeza que eu farei vários posts do intercâmbio aqui no blog! Pretendo inclusive, fazer alguns vídeos! ;D

Xoxo,
Eliana


Nenhum comentário:

Postar um comentário